Criar um Site Grátis Fantástico
HISTORIAL DA I.F.E.P.Á.A BOM DEUS

HISTORIAL

A I.F.E.P.A.A. – (Bom Deus) Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes na África em Angola – Bom Deus foi fundada aos 15-02-1981, por sua Eminência, Apóstolo Simão Lutumba, Evangelista internacional, casado, natural da comuna do Béu, povoação de Luai, município de Maquela do Zombo, Província do Uíge.

Devido à opressão colonial em 1969 foi forçado a refugiar-se na República Democrática do Congo (Ex-Zaire), onde posteriormente em 1974 recebeu o Evangelho da salvação. No mesmo ano é ungido à Servo de Deus, e no ano seguinte, dado as suas qualidades e empenho espiritual, é escolhido para levar a salvação aos seus irmãos em Angola, coadjuvado pelo Representante Legal Manuel Dombele.

Em Fevereiro de 1981, é concretizado o seu regresso à Pátria iniciando assim, a missão interna de evangelização intensa, começando na Província de Luanda, no Município da Maianga, na residência do irmão António Calumbo (Mack), onde se realizavam os primeiros cultos.

Posteriormente a evangelização expandiu-se em todos os Municípios da capital no âmbito do crescimento do Evangelho, louvando a Deus e caindo na graça de todo povo, todos os dias o Senhor acrescentava à Igreja aqueles que haviam de se salvar.

Subsequentemente à medida que a palavra de Deus, sob tutela de sua Eminência Simão Lutumba, crescia, eram formados Evangelistas e Pastores, que por sua vez foram enviados para anunciar o Evangelho em todas as províncias do País. É de salientar que no período referenciado a igreja atravessou imensas dificuldades provocadas por falta da sua legalização.

Assim, no ano 1992 a Boa Nova cobriu o território Nacional, e concretizando-se no mesmo ano, isto é, em 1992 a sua legalização.

Hoje a Igreja Boa Deus encontra-se implantada no Continente Africano, nos seguintes países:

- África do Sul

- Cabo Verde,

- Etiópia

- Guiné Bissau

- Malawi

- Moçambique

- Namíbia

- S. Tomé e Príncipe

- Suazilândia

- Zimbabué.

No continente Europeu, nos países como:

- Alemanha

- Bélgica

- Finlândia

- França

- Holanda

- Irlanda

- Portugal

- Reino Unido

- Suíça

Na América do Sul:

- República Federativa do Brasil.

Na Ásia

- Tailândia

- Israel

Os Servos enviados em todos estes países, foram formados e capacitados pelo Apóstolo Simão Lutumba, no cumprimento das Sagradas Escrituras (S.Mateus 28:19,20). – “Portanto ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco, todos os dias até a consumação dos séculos” (fim de citação).

A igreja Bom Deus, actualmente no ministério de Sua Eminência Apóstolo SIMÃO LUTUMBA Evangelista Internacional, no quadro pastoral conta com:

• 1 Representante Legal
  • 38 Reverendos Pastores
  • 509 Pastores
  • 549 Evangelistas
  • 583 Evangelistas estagiários, que totaliza 1.681 servos de Deus.
  • 20.019 Diáconos

1.041.786 Fieis a nível do país desde a Fundação, dos quais 419.463 homens e 622.323 mulheres.

INFRA-ESTRUTURAS

Neste contexto, conta com um total de 1.150 paróquias, a nível Nacional e em Luanda com um número considerável de 319 Paróquias.

A igreja está implantada nas 18 Províncias, 164 Municípios, 254 Comunas, 107 Sectores, 199 Aldeias e 463 Bairros. A sua maior ambição é levar o evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo que perdoa os pecados nas 393 Comunas, 514 sectores, 3.623 aldeias e 5.006 bairros que falta por atingir.

PROJECTOS SOCIAIS

Como parceiro do Governo no âmbito social, possui:

- 10 Escolas do 1º e 2º ciclos do Ensino Secundário, nas Províncias de Luanda, Cabinda, Moxico, Cunene, Huila, Namibe, Lunda Norte, Benguela,  Bié e Malange, que desde 2002, ano que apresentou o primeiro colégio de Luanda, passado 10 anos, já formou muitos angolanos que estão a dar o melhor de si, para o progresso da nação.

No dia 4 de Fevereiro de 2013 foi inaugurada a Casa Transito da igreja (Hotel de 3 estrela) no bairro Palanca, Rua Hélder Neto.

- 1 (uma) Sede Nacional das Mães

- 1 (um) centro de formação profissional

- 1 (uma) clínica geral

- 1(um) Instituto Superior de Ciências Sociais

- 1(um) Departamento de Imprensa do Jornal a Voz do Bom Deus.

PROJECTO DO TEMPLO INTERNACIONAL 3G

E OUTROS EM CARTEIRA

Actualmente a igreja está empenhada no projecto de construção de um complexo, que albergará:

1. TEMPLO MAIOR com capacidade de 22.000. Fies, serviços administrativos, sala de conferências, casa transito, Biblioteca, Centro de imprensa, centro de formação profissional,
  2. Creche,
  3. Orfanato
  4.  dispensário para velhos.

1. Escolas do I e II Ciclo nas Províncias do Bengo, Uige, Zaire, Kuanza Sul, Lunda Sul, Kuando Kubango Kuanza Norte e Huambo; bem como centros de saúde.

Encontra-se ainda em construção em todas sedes Provinciais escolas do 1º e 2º ciclos do ensino secundário e centros de saúde, conforme o programa do estatuto da igreja.

Em suma, de acordo as Sagradas Escrituras na carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses 3:12, -“não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus(fim de citação).

Estes são os propósitos da Igreja do presente e futuro, até ao alcance da perfeição.